Programa de inovação aberta seleciona startups para 6º ciclo com foco em inteligência artificial

19 de setembro de 2023

O Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora Andrade Gutierrez, lançou seu 6º ciclo. Ao todo, serão três desafios sobre inteligência artificial voltados a startups, nacionais e internacionais, nos segmentos de construção (uso de IA no canteiro de obras), engenharia (aplicação de tecnologias para aprimorar a eficiência, a precisão e a agilidade em projetos) e suprimentos (gestão de estoques e materiais). Há ainda uma opção de inscrição aberta para aquelas empresas que acreditam ter compatibilidade com a AG em outros setores de atuação.

O uso da inteligência artificial no Brasil está ganhando cada vez mais destaque em diversos setores e, por isso, a engenharia e construção não poderiam ficar de fora. A expectativa é que nesse ciclo seja possível potencializar o uso da IA e incorporá-la a outras tecnologias já utilizadas, além de fomentar startups que já atuam nesse segmento, proporcionando uma nova possibilidade de aplicação.

A primeira etapa do ciclo de inovação é a inscrição de soluções alinhadas aos desafios, aberta até o dia 10 de outubro, no site do Vetor AG. Depois, serão selecionadas as empresas que passarão pelo Pitch Day, quando cada uma delas apresentará sua solução para os profissionais da Andrade Gutierrez avaliarem. Por fim, na última etapa, até oito empresas irão testar suas soluções nas obras da AG. Desde sua primeira edição em 2018, o Vetor AG se conectou com mais de 1.500 startups e 30 delas tiveram seus projetos-piloto aplicados em obras da Andrade Gutierrez. É o caso da Mentor Construção, participante do 3º ciclo. A startup desenvolveu uma ferramenta de geração de KPIs em tempo real, capaz de centralizar todo o processo de planejamento e produção da obra em uma única plataforma digital, disponível tanto na web quanto no mobile. Atualmente a ferramenta está sendo implementada em todas as obras da AG, tornando-se uma solução-padrão da companhia.