Parceria Braskem e AlpFilm resulta em filme plástico que pode eliminar novo coronavírus

26 de janeiro de 2021

Uma parceria entre a Braskem e a AlpFilm deu origem ao PVC Alpfilm Protect – um filme plástico transparente de PVC com micropartículas de prata e sílica capaz de inativar 79,9% do novo coronavírus em três minutos e 99,99% em até 15 minutos. O produto, já disponível no mercado, é normalmente utilizado para embalar alimentos como carnes, frutas e frios e agora ganha mais possibilidades de aplicação, como proteção de superfícies [leia mais em https://pesquisaparainovacao.fapesp.br/1617].

A equipe de Engenharia de Aplicação de Vinílicos da Braskem apoiou a AlpFilm no desenvolvimento da formulação que dá origem ao filme, maximizando o potencial de proteção contra fungos e bactérias e alcançando a função virucida – ou seja, capaz de eliminar vírus. Em um segundo momento, o filme plástico recebeu adição de prata e sílica a partir da tecnologia desenvolvida e licenciada pela empresa paulista Nanox com apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Os testes para comprovar a capacidade da embalagem plástica de eliminar o SARS-CoV-2, vírus que provoca a COVID-19, foram conduzidos pelo laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e estão de acordo com a ISO 21702:2019, norma técnica de medição da atividade antiviral em plásticos e outras superfícies não porosas.

A Alpes é uma das maiores fabricantes de filmes plásticos de PVC do Brasil, com produção mensal de 450 toneladas do material. A empresa comercializa, desde 2014, o filme plástico com as micropartículas de prata para embalagem de alimentos em supermercados e para uso doméstico, com o intuito de conferir proteção contra fungos e bactérias.