IdeiaGov abre chamada para selecionar empresas com soluções voltadas para combater as mudanças climáticas

24 de agosto de 2021

O IdeiaGov, hub de inovação do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Connected Places Catapult (CPC), o Consulado Britânico e a InvestSP, anuncia a 2ª edição do Programa de Aceleração. Os desafios foram mapeados em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Governo do Estado de São Paulo, visando atuar na agenda Net Zero 2050.

Para conseguir alcançar os objetivos propostos, o IdeiaGov irá selecionar 20 negócios de impacto de todo o Brasil e da América Latina que tenham soluções inovadoras e escaláveis e que se proponham a resolver problemáticas de quatro desafios específicos. São eles: redução das emissões de gases do efeito estufa; mudança da matriz energética; mobilidade e combustíveis sustentáveis; e cidades resilientes.

As startups selecionadas irão trabalhar em sinergia com cerca de dez startups do Reino Unido para desenvolverem soluções em conjunto para o Estado de São Paulo.

As aceleradas também terão a oportunidade de fazer conexões on-line com investidores, governos e organizações setoriais. Além disso, irá ocorrer um showcase das soluções na COP26, evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2021.

O Estado paulista foi o primeiro a assumir o compromisso de reduzir as emissões de poluentes e mitigar os efeitos das mudanças climáticas por meio de decreto governamental, assinado em julho de 2021, em adesão à campanha da ONU.

A partir do acordo entre o Reino Unido e o Governo do Estado de São Paulo, para estabelecer uma agenda de trabalho conjunta sobre ações de mudanças climáticas, descarbonização e resiliência, a parceria com o IdeiaGov veio para responder às atividades de cooperação determinadas.

A inscrição e a participação no programa são gratuitas. A inscrição deverá ser feita pelo site do IdeiaGov, em português, até 9 de setembro de 2021.

As startups interessadas devem apresentar uma solução aderente a um dos desafios citados e ter pelo menos um empreendedor fluente em inglês e português (para empresas da América Latina) para acompanhar as atividades junto às empresas do Reino Unido.

Todas as atividades serão on-line, repassadas por meio de webinars, mentorias e oficinas práticas.

Uma sessão virtual de perguntas e respostas será realizada amanhã (25/08), com a equipe do IdeiaGov. Na ocasião, serão respondidas dúvidas sobre o programa e os desafios. As inscrições devem ser feitas pelo site https://bit.ly/tiraduvidasideiagov.