Embrapii e ABBI assinam acordo para fomentar a bioinovação no país

02 de fevereiro de 2021

Para incentivar e fomentar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) assinaram no dia 26 de janeiro, em cerimônia on-line, um acordo de aliança estratégica.

A ABBI reúne empresas e instituições de diversos setores da economia que empregam ou desenvolvem processos e produtos que utilizam organismos vivos, modificados ou não, e seus derivados, em atividades de interesse econômico industrial, no contexto da bioinovação. Entre os associados estão Amyris, Basf, Braskem, DSM, DuPont, GFI, GranBio, Novozymes, Raízen.

Segundo as entidades, a aliança vai ao encontro da demanda internacional por uma indústria sustentável. A proposta é incentivar a inovação e o desenvolvimento de produtos em áreas com alto valor agregado, como biocombustíveis avançados, bioquímicos, biomateriais, proteínas alternativas e bioinsumos.

A Embrapii promove o encontro de empresas com a rede de Unidades Embrapii, importantes centros de pesquisas no Brasil, para auxiliá-las a superar seus desafios tecnológicos. Essas unidades têm competência para desenvolver soluções em materiais avançados, química verde, reutilização de matérias-primas, biocombustíveis, cosméticos, entre outros.

A aliança com a ABBI se soma a uma série de ações da Embrapii com o objetivo de fortalecer laços com setores industriais específicos. A instituição também mantém acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), Associação Brasileira de Alumínio (Abal), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).