Desenvolve SP selecionará fintech para operar projeto-piloto de microcrédito

09 de abril de 2018

A Desenvolve SP, a agência de desenvolvimento do Governo de São Paulo, abriu edital de licitação para a contratação de uma empresa de tecnologia financeira (fintech).

A iniciativa, inédita entre as instituições de fomento do país, é o primeiro passo para colocar em prática o projeto-piloto do Sebrae e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que vai testar um novo modelo de financiamento para ampliar e desburocratizar a oferta de crédito aos microempreendedores individuais (MEIs) de favelas brasileiras. O projeto-piloto terá início em Heliópolis e Paraisópolis, as duas maiores comunidades paulistanas.

Será vencedora da licitação a fintech que apresentar a melhor proposta comercial que ofereça soluções para agilizar o processo de aprovação de financiamentos. A ideia é que, a partir do registro da proposta, a aprovação do financiamento ocorra em até 48 horas.

Além de permitir uma maior inclusão dos MEIs no sistema financeiro, a parceria entre as instituições envolvidas tem como meta levar desenvolvimento às regiões onde os microempreendedores estão localizados.

Quando tiver início a segunda etapa do projeto, o Sebrae promoverá oficinas de orientação de acesso ao crédito nas comunidades, e a Desenvolve SP, junto com a fintech, operacionalizará todo o processo de análise e tomada de crédito. O BNDES, por sua vez, fornecerá os recursos do projeto no valor de até R$ 10 milhões.

As empresas interessadas em participar deverão enviar dois envelopes, uma com documentação exigida e outro com a proposta comercial, para a Desenvolve SP (rua da Consolação, 371, Térreo, Centro, São Paulo, SP - CEP: 01301-000). Os envelopes deverão apresentar, também, em sua parte exterior, a razão social e/ou timbre da licitante.

A sessão pública para a abertura dos envelopes ocorre no dia 13 de abril, às 11 horas, na sede da Desenvolve SP.

Mais informações: https://goo.gl/5vutw6.