Unicamp ultrapassa marca de mil empresas-filhas cadastradas
20 de outubro de 2020Em número recorde, o mapeamento de 2020 realizado pela Agência de Inovação da Unicamp registrou mais de mil empresas-filhas, como são conhecidos os empreendimentos cujos fundadores têm ou tiveram vínculo com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em sua maioria (92%) por alunos ou ex-alunos da universidade. Ao todo, foram cadastradas na base da Agência 1.038 empresas-filhas, das quais 929 estão ativas e que, neste último ano, faturaram, juntas, R$ 8 bilhões e geraram 33.315 empregos.
Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, avalia que o impacto desses empreendimentos tende a ser ampliado nos próximos anos, uma vez que o levantamento de 2020 apontou que 89,7% das empresas-filhas são micro ou pequenas empresas e muitas tendem a crescer e se posicionar no ecossistema a partir do exemplo de outras grandes empresas-filhas da Unicamp, como o Grupo Movile.
Fundado pelo ex-aluno do Instituto de Computação (IC) da Unicamp Fabricio Bloisi, o grupo se tornou líder no ramo de tecnologia da América Latina e hoje emprega diretamente mais de 4,4 mil pessoas, além de impactar a vida de 1 bilhão de pessoas por meio dos aplicativos de suas empresas. Atualmente, o grupo é formado por Movile, iFood, MovilePay, PlayKids, Sympla, Wavy, Zoop e Mensajeros Urbanos.
Localização concentrada no Estado de São Paulo
O mapeamento das empresas-filhas da Unicamp constatou que 94,7% delas estão localizadas na região Sudeste do Brasil, em sua maioria no Estado de São Paulo (87,3%). Quando o recorte é realizado no estado paulista, percebe-se que a concentração é na Região Metropolitana de Campinas (59,9%).
Uma informação adicional no levantamento deste ano é que a taxa de empreendedorismo – representada pelo número de empresas fundadas no ano – vem crescendo, em resposta positiva ao trabalho da universidade de estímulo à cultura empreendedora e à inovação. Das 223 novas empresas cadastradas desde o último mapeamento, 64% foram fundadas nos últimos cinco anos.
O resultado foi fomentado por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, que é responsável por diversos programas e uma disciplina que impulsiona a cultura de inovação e empreendedorismo, e pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), responsável por 7% das empresas-filhas fundadas por ex-alunos e não alunos da universidade.
O mapeamento também aponta que o relacionamento de muitas empresas-filhas com a Unicamp não se limita apenas à formação dos novos empreendedores, mas continua depois da empresa fundada. Em 2020, por exemplo, 243 empresas-filhas assinalaram que interagem com a Unicamp em projetos de pesquisa conjunta, mentorias, patrocínios, consultorias e outros tipos de parcerias.
Uma dessas empresas-filhas parceiras é a QuintoAndar, que pelo segundo ano consecutivo patrocinou duas bolsas de pesquisa de mestrado no IC – unidade de origem de um dos cofundadores da plataforma imobiliária digital, André Penha –, sem restrição de tema e com a única exigência de que a pesquisa possa impactar positivamente a sociedade.
“Para mim, é óbvio que meu tempo no IC contribuiu para o desenvolvimento de várias das minhas competências. Mas é no dia a dia, atacando problemas intensos, que a gente percebe a dívida que tem com as instituições que nos fizeram chegar até aqui. Se não fossem as universidades por onde passei, possivelmente não haveria QuintoAndar”, comenta Penha sobre a iniciativa.
A fim de compilar esses e outros dados importantes das empresas-filhas da Unicamp, como investimento e atuação no exterior, a Inova Unicamp disponibilizou os dados consolidados com casos de empresas-filhas no formato inédito de ebook. O download gratuito está disponível aqui.
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