Programa de conexão com startups do Sicredi passa a ser permanente
13 de abril de 2021Para ampliar suas conexões com startups, o Sicredi tornou permanente o Inovar Juntos, iniciativa que surgiu em 2018 com o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções que beneficiem a instituição e seus associados, além de reforçar a cultura de inovação com a aproximação do ecossistema de startups. Realizado com janelas específicas para a conexão com as startups nos dois primeiros anos, desde 2020 o programa evoluiu para um formato que permite uma aproximação mais ágil e constante com este público.
A partir de uma abordagem mais focada em negócios, o Inovar Juntos passou de um evento pontual de conexão com startups para um processo permanente de relacionamento. Agora com uma abordagem ainda mais conectada à estratégia da empresa e à digitalização de produtos, o novo formato do Inovar Juntos permite uma utilização mais dinâmica por parte dos times do Sicredi para gerar soluções por meio da colaboração com os parceiros.
Atualmente, o programa acontece em dois formatos: o primeiro com desafios sob demanda coletados internamente e endereçados às startups que já possuam capacidade de desenvolvimento de soluções e o segundo com desafios focados em apenas um segmento a cada edição. As premissas dos projetos são foco na geração de valor para os associados do Sicredi, desafios alinhados com o planejamento estratégico da instituição e startups maduras, em ritmo de negócios. Após selecionar internamente os desafios, a equipe de inovação do Sicredi, com apoio de áreas de tecnologia e negócios, capta startups potenciais para o desenvolvimento das soluções.
Ao longo de três anos os investimentos no Inovar Juntos foram de pouco mais de R$ 1 milhão, gerando mais de R$ 120 milhões em negócios até o início de 2021. Nesse período, a iniciativa já conectou o Sicredi com mais de 500 startups.
Só em 2020, já no novo formato, o programa promoveu nove pitchs, com a presença de 29 startups, resultando em nove experimentos desenvolvidos e viabilizando a validação de inúmeras hipóteses que ajudaram nas decisões dos times de negócio.
Atualmente, a instituição financeira cooperativa mantém conexões ativas e simultâneas com três startups por meio do Inovar Juntos, que estão desenvolvendo soluções para desafios como integração com processadoras de crédito consignado e disponibilização de lockers para seus associados.
O programa é gratuito e startups do Brasil inteiro podem participar, a todo momento, desde que possuam um MVP (Produto Mínimo Viável) validado e que tenham aderência aos desafios propostos pelo Sicredi.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sicredi.com.br.
Notícias
Agenda
Chamadas
-
Redes FAPESP de Colaboração em Pesquisa em Sistemas Alimentares Saudáveis - Gripe Aviária
Data-limite: 28/11 -
Chamada de Propostas FAPESP e Universidade da Guiana
Data-limite: 01/12 -
Chamada Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) – Ciências Exatas e da Terra e Engenharias
Apresentação de pré-propostas: 05 a 27/01/2026 -
SPRINT 2025
Datas-limite para submissão de propostas: 23/02/2026 -
Centros Urbanos - Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais
Data-limite: 30/01/2026 -
Programa Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD)
Data-limite: 03/03/2026 -
Cooperação São Paulo-Espanha para Projetos de Pesquisa e Inovação: Segunda Chamada de Propostas 2025-26
Prazo: 31/03/2026 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo -
BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) - Biotecnologia
Fluxo contínuo