Sistema permite simular resultados de produção do açúcar, álcool e geração de energia com base no volume da cana processada ou no valor do mercado

Planta virtual aumenta eficiência do setor sucroalcooleiro

01 de novembro de 2016

Em 2005, dois engenheiros – um mecânico e outro de computação –, ambos doutorados pela Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, decidiram montar uma empresa que oferecesse soluções tecnológicas para a melhoria dos processos industriais do setor sucroalcooleiro.

Reuniram-se com técnicos do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e constataram que a indústria carecia de um sistema que permitisse simular processos de produção para subsidiar decisões estratégicas como, por exemplo, a escolha do mix de produtos – açúcar, etanol e geração de energia – com base no volume da cana-de-açúcar processada ou no valor do mercado.

“Percebemos que a solução estava na criação de planta virtual que simulasse toda a linha de produção desde a moagem até o produto final, possibilitando à indústria fazer o balanço de massa/energia”, explica Claudio Adriano Policastro, sócio da empresa.

Em 2006, depois de definir e validar um plano de negócios, Policastro e André Ribeiro Lins de Albuquerque criaram a Atenatec Soluções Tecnológicas, hoje conhecida pela marca Pentagro, que nasceu incubada no Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes (Cedin) em São Carlos. No ano seguinte, apresentaram duas propostas ao Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP: a primeira, de desenvolvimento de um sistema de simulação do balanço massa/energia e a segunda, de um projeto de controle avançado do processo industrial, baseado em redes neurais. “Os dois projetos foram recusados. Aprofundamos os estudos, reescrevemos as propostas, reapresentamos à FAPESP e fomos aprovados em 2008”, afirma Policastro.

Após o desenvolvimento e a comercialização das primeiras unidades, o projeto do controle avançado foi suspenso temporariamente para possibilitar que a empresa concentrasse força na planta virtual que avançou para a Fase 2 do PIPE, quando foi ampliada para simular processos não apenas da destilaria, mas de toda a indústria. O projeto chegou à Fase 3, de desenvolvimento comercial, com o apoio do PIPE e do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas – PAPPE Subvenção, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), concluído em julho deste ano.

A planta virtual chegou ao mercado com o nome de Simulador Pentagro. O sistema utiliza um conjunto de modelos matemáticos para simular todo o processo de produção de açúcar, etanol e geração de energia. “Cada equipamento da indústria tem um equivalente no sistema”, explica Policastro. Isso permite, por exemplo, prever o desempenho das caldeiras ou das turbinas de geração de energia durante o processamento da cana pela planta industrial, apontando gargalos, consumo de energia, consumo de água, entre outros fatores. “A simulação permite ainda estabelecer quanto será produzido de açúcar, energia ou etanol, a partir de um determinado volume de cana processada e com características específicas, como fibras, teor de açúcar, pureza etc.”

Já em 2015, a Pentagro ampliou o seu portfólio com um novo produto que incorpora tecnologia batizada com o nome de Pentagro PGDI Online (Planejamento Diário da Produção e Gestão do Desempenho Industrial), que permite que o monitoramento de todo o processo industrial seja feito on-line, utilizando o simulador Pentagro, além da simulação para o etanol de 2ª geração.

O Simulador Pentagro – e, principalmente, a tecnologia PGDI Online – chamou a atenção do mercado e alavancou o crescimento da empresa. O Pentagro PGDI Online já é utilizado em uma das 11 unidades da Biosev, do Grupo Louis Dreyfus; em duas das 23 unidades da Raízen; em uma unidade da Usina Santa Adélia, na Usina Ferrari e na Usina Santa Cruz. Além disso, o Simulador Pentagro é utilizado em todas as sete plantas da Guarani; na Usina São Martinho; na Petrobras Biocombustíveis. Em 2015, a Pentagro registrou faturamento de R$ 629 mil; neste ano, a previsão é de R$ 1,29 milhão. 

Pentagro Soluções Tecnológicas
Site: pentagro.com.br/pentagro_novo
Endereço: Passeio dos Flamboyants, 60 Ed. Tríade - Torre São Paulo - Sala 80, São Carlos, São Paulo
Telefone: (016) 3351-0203 e (016) 3412-9531
Contato: contato@pentagro.com.br