Inverse Problems for Mechanical Systems: Methods, Simulations and Experiments

Início
15/07/2024
Fim
19/07/2024

Pesquisa para Inovação – O International Centre for Mechanical Sciences (CISM) promoverá o curso Inverse Problems for Mechanical Systems: Methods, Simulations and Experiments de 15 a 19 de julho de 2024, na Itália, com transmissão on-line.

O objetivo é fornecer ferramentas matemáticas necessárias para abordar classes específicas de problemas inversos, principalmente na engenharia, ferramentas computacionais e evidências experimentais para entender melhor os avanços mais recentes na área, incluindo aqueles envolvendo aprendizado profundo probabilístico.

O curso será ministrado pelo professor Antonino Morassi, da Universidade de Udine (Itália), e pelo professor Alexandre Kawano, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Os tópicos abrangerão desde técnicas avançadas para detecção de danos e identificação de fontes em estruturas, métodos dinâmicos para atualização de modelos e controle ativo de vibração, imagem fotoacústica usando nanopartículas ressonantes, o uso de nanoestruturas como sensores ressonantes de massa, métodos baseados em aprendizado probabilístico e profundo, com atenção aos aspectos computacionais e experimentais relevantes para aplicações práticas.

As inscrições para acompanhar a transmissão ao vivo das aulas custam € 250 e devem ser feitas até dia 3 de julho, conforme detalhado no site do CISM. O curso será transmitido pelo Microsoft Teams.

Mais informações: www.cism.it/en/activities/courses/C2413/.