Inova Unicamp promove Prêmio Inventores 2022
31 de maio de 2022* Com intenção de reconhecer esforços de inventores de tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), engajados no fomento à inovação e ao empreendedorismo, a Agência de Inovação Inova Unicamp realiza a 15ª edição do Prêmio Inventores, que neste ano homenageia 80 pesquisadores, docentes, alunos e ex-alunos inventores de tecnologias da Unicamp que foram licenciadas em 2021.
A premiação acontece anualmente e de forma ininterrupta desde 2009, sendo que sua edição embrionária foi realizada em 2004, um ano após a criação da Inova Unicamp, que é o órgão responsável por sua organização. A atividade é considerada uma das principais ações de fomento à cultura de inovação focada, especialmente, na comunidade interna da Unicamp e seus parceiros.
A consolidação da atividade de transferência de tecnologias na Unicamp, tornando a universidade referência internacional nesse setor, pode também ser observada pelo aumento no número de inventores envolvidos na atividade no decorrer dos últimos 18 anos. Em 2022, a Inova vai premiar 80 inventores por estarem envolvidos em licenciamentos de tecnologias, quase o dobro da média dos últimos anos. Quando comparado à primeira edição da premiação, no início das atividades da Inova Unicamp, o crescimento é mais notável ainda, pois, em 2004, eram nove inventores premiados por suas tecnologias licenciadas.
O aumento de inventores premiados está ligado diretamente ao aumento de contratos de licenciamentos assinados, sendo que 2021 foi o ano que registrou o segundo maior número de transferências de tecnologias da Unicamp na série histórica da Inova. Ao todo, foram 30 licenciamentos de tecnologias assinados, atingindo a marca de 197 contratos de licenciamento ativos.
Esse é o maior número de licenciamentos ativos de tecnologias da Unicamp dos últimos 18 anos, que levaram a ganhos econômicos de mais de R$ 1,9 milhão, valor semelhante ao de 2020. Os ganhos econômicos obtidos pela Unicamp com os licenciamentos são divididos igualmente entre os inventores, a unidade de onde veio a tecnologia e a Inova, que reinveste em atividades para promoção da cultura de inovação e empreendedorismo.
Neste ano, a premiação também busca encorajar a força empreendedora com uma homenagem às empresas que entraram recentemente no mercado com seus negócios gerados a partir de pesquisa desenvolvida na Unicamp, com ou sem propriedade intelectual protegida.
Esses empreendimentos são conhecidos como spin-offs acadêmicas e nesta edição foram premiadas seis empresas, sendo que três tiveram tecnologias licenciadas e quatro passaram pela pré-incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).
Todos os inventores premiados já estão listados no site do Prêmio Inventores da Unicamp por categoria. Além desse reconhecimento, a Inova Unicamp divulgará no decorrer dos próximos meses sua série de reportagens sobre algumas das tecnologias licenciadas, que poderão ser lidas pelo site da Inova e também em formato e-book na Revista Prêmio Inventores (com lançamento previsto para junho).
Também já está agendado um webinar com conteúdo sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia para o dia 08 de junho (inscrições abertas ao público geral).
Os inventores também receberão seus certificados durante uma cerimônia exclusiva aos premiados no dia 10 de junho.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Inova Unicamp.
Notícias
- Especialistas debatem soluções para diferentes setores no primeiro encontro do Distrito de Inovação
- Fiesp e Cietec lançam chamada para startups com soluções para desafios das indústrias
- Brain4care conquista primeiro lugar no Prêmio Deep Tech Ano 2024
- FAPESP seleciona empresas apoiadas pelo PIPE para participar de simpósio na Alemanha
Agenda
Chamadas
-
Chamada FAPESP PITE – Grandes Projetos
Prazo: 10/02/2025 -
Praticar Ciência
Prazo: 16/02 -
Chamada PIPE-FAPESP Fase 3
Prazo: 24/02 -
FAPESP-NWO (Países Baixos): Eventos Extremos de Calor e Água
Prazo: 04/03 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo