Estudantes da USP, FGV e Unip criam operadora digital de telefonia

15 de maio de 2018

Alunos da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos e São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Paulista (Unip) desenvolveram a Fluke, empresa digital de telefonia móvel que tem como meta dar mais autonomia aos clientes.

"Nosso cliente poderá contratar serviços da forma mais personalizada possível. Ele vai escolher o pacote que desejar, sem passar por intermediários, e não será obrigado a comprar planos extras que não utilizaria como forma de obter descontos em seu produto de interesse. Os valores de cada serviço ainda estão sendo estipulados", explica Marcos de Oliveira Junior, aluno do curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e um dos idealizadores da startup.

O processo para contratação de serviços da Fluke acontecerá por acesso de aplicativo da empresa. Dentro dele, será possível trocar de plano, alterar os dados pessoais, acompanhar o consumo em tempo real, contratar o acesso a redes sociais, minutos de ligações, SMS, internet, além de solicitar ajuda pelo chat ou diretamente pelo telefone.

Diferentemente das empresas físicas, as virtuais não precisam se preocupar, por exemplo, com responsabilidades como suporte técnico e infraestrutura de rede, já que alugam a mesma plataforma utilizada por uma operadora convencional. Os planos de ligação, internet, SMS e demais serviços serão comprados das empresas físicas pela Fluke em uma espécie de "atacado" e, posteriormente, disponibilizados ao consumidor final.

Além do custo mensal para a manutenção da startup universitária, também deve ser contabilizado o aluguel pago às operadoras convencionais, os gastos com contratação e manutenção de softwares e os custos com os setores jurídico e de marketing.

A ideia empreendedora dos estudantes já trouxe resultados: a Fluke venceu a seletiva nacional da International Business Model Competitions 2018 e representou o Brasil na etapa mundial da competição que contou com outros 39 países e foi realizado nos dias 10 e 11 de maio. O evento é organizado pela Universidade Brigham Young.

No momento, os integrantes da Fluke já estão negociando com algumas operadoras e em busca de investidores para a empresa. A previsão é de que a startup de São Carlos comece a operar em 2019.