Pesquisadores elaboram Atlas de Investimento Estrangeiro Direto do Estado de São Paulo

08 de fevereiro de 2022

A presença de empresas multinacionais estrangeiras em um município é capaz de gerar diversos benefícios sociais que vão além da simples geração de empregos.

Essas empresas desempenham um papel central na modernização tecnológica de companhias nacionais geograficamente próximas e geram benefícios sociais em termos de renda, saúde e educação na região em que se instalam.

A fim de gerar informações aos formuladores de políticas públicas, investidores e acadêmicos sobre esse tema, um grupo de pesquisadores de diversas instituições realizou um extensivo mapeamento de empresas exportadoras que resultou no primeiro Atlas de Investimento Estrangeiro Direto do Estado de São Paulo.

O projeto foi financiado pela FAPESP.

Tendo em vista que não existem estatísticas públicas sobre a intensidade de capital estrangeiro em cada município paulista, os pesquisadores utilizaram os dados municipais de todas as empresas exportadoras em operação, extraídos do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

Para construir um banco de dados de investimento estrangeiro direto (IED) do Estado de São Paulo, foi visitada cada empresa exportadora de todos os municípios paulistas a fim de verificar se era brasileira ou estrangeira, levando-se em conta a localização de sua sede (headquarter).

Adicionalmente, foram recolhidas informações sobre o país de origem das empresas estrangeiras (desenvolvido ou emergente), utilizando o endereço da sede da empresa. O esforço resultou em, aproximadamente, 20 mil verificações e em um banco de dados em painel único sobre IED no Estado de São Paulo para o período de 2010 a 2016.

O painel pode ser acessado pelo site Atlas de IED – SP (ufscar.br).