Unicamp desafia alunos a desenvolver modelos de negócio para patentes da universidade

14 de março de 2017

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibilizou mais de 50 patentes de seu portfólio a alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados em empreendedorismo de todo o Brasil. O objetivo é a criação de modelos de negócio e de startups, de acordo com a Inova Unicamp.

O trabalho é parte da sétima edição do Desafio Unicamp 2017 de Inovação Tecnológica, competição de empreendedorismo organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. A participação na competição é gratuita e as inscrições estão abertas até 26 de março.

Ao longo de quatro meses, os participantes, divididos em equipes de três a cinco integrantes, passam por uma série de capacitações. Fase a fase, os melhores projetos vão sendo selecionados até chegar aos seis times finalistas, que apresentam o modelo de negócio para uma banca de avaliadores, formada não só por membros da Agência de Inovação, mas também por empreendedores, investidores e representantes de empresas.

A capacitação que abre o Desafio Unicamp é o workshop prático de Lean Canvas – uma metodologia de modelagem de negócio –, em 8 de abril, ministrado por Domenico Greco, consultor de inovação e especialista nessa área pela Università della Calabria (Itália).

Desde sua primeira edição, o Desafio Unicamp já capacitou 1,7 mil pessoas em Business Model Canvas. Fazem parte da rede da Inova Unicamp mais de 120 mentores acadêmicos e empresariais. A competição já registrou participantes vindos de 11 estados brasileiros diferentes.

O regulamento e outras informações sobre o Desafio Unicamp 2017 estão disponíveis em: www.inova.unicamp.br/desafio.