Supera Centro de Tecnologia recebe acreditação do Inmetro para ensaios em equipamentos médicos

14 de fevereiro de 2017

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) concedeu ao Supera Centro de Tecnologia (CT), de Ribeirão Preto, acreditação dos laboratórios para ensaios em equipamentos médicos. A acreditação é o reconhecimento de que o Centro de Tecnologia está apto a realizar ensaios em equipamentos médicos com segurança e que os laudos emitidos podem ser utilizados pelas empresas para registro e cadastro de seus produtos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A acreditação inicial concedida pelo Inmetro contempla ensaios da norma geral de equipamentos eletromédicos: ABNT NBR IEC 60601-1 Equipamento Eletromédico Parte 1: Requisitos gerais para segurança básica e desempenho essencial e para a norma particular de bisturi eletrônico; e, ABNT NBR IEC 60601-2-2 Equipamento eletromédico: Parte 2-2: Requisitos particulares para a segurança básica e desempenho essencial de equipamentos cirúrgicos de alta frequência e acessórios cirúrgicos de alta frequência.

Os laboratórios já estão em funcionamento e a previsão é que 2017 seja solicitado ampliação do escopo de acreditação para incluir normas de equipamentos de raios X, normas de compatibilidade eletromagnética, equipamentos de ultrassom, equipamentos que utilizam laser e normas ambientais para equipamentos, produtos e materiais.

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 59 empresas instaladas no Parque, sendo: 45 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 12 empreendimentos no Centro de Negócios e duas empresas na aceleradora SEVNA Seed.

Para mais informações acesse http://superaparque.com.br.