Soumitra Dutta: O jogo global da inovação

25 de julho de 2017

Um estudo que analisa o grau de inovação de 140 países mostra que o Brasil ocupa a 69ª posição, ficando atrás de outras economias emergentes, como Índia e China. A queda no ranking é significativa: em 2011, o país ocupava a 47a posição.

Para o pesquisador indiano Soumitra Dutta, o governo brasileiro precisa encontrar estratégias para incentivar a inovação no setor privado, ainda que o cenário seja de recessão econômica e crise política. “A prioridade para o governo e para os negócios é investir em inovação. Existem diversas maneiras de fazer isso e conceder isenções fiscais a empresas privadas é uma delas”, defende.

Considerado uma das principais autoridades em inovação no mundo, Dutta é reitor da Escola de Negócios da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, e responsável por desenvolver, desde 2007, o Índice Global de Inovação – um dos principais indicadores para comparar o grau do progresso científico e tecnológico entre países. O pesquisador fez uma apresentação no 6º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, realizado entre os dias 26 e 28 de junho, em São Paulo, e lançou a edição de 2017 do relatório.

Em entrevista à revista Pesquisa FAPESP, Dutta falou sobre as principais novidades do documento e os desafios enfrentados pelo Brasil para alavancar a inovação.

Leia a íntegra da entrevista com Soumitra Dutta no endereço: http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/07/18/soumitra-dutta-o-jogo-global-da-inovacao/?cat=politica.