Sistema criado por startup ajuda a combater a Síndrome do Edifício Doente

04 de setembro de 2018

A Omni-Electronica, startup instalada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/Ipen-Cietec, desenvolveu a tecnologia SPIRI, um novo conceito de rede de sensores sem fio que realiza um raio X da qualidade do ar interno e, com técnicas de controle sob demanda, pode reduzir os custos de energia elétrica do sistema de condicionamento do ar.

O SPIRI fornece dados, relatórios, alertas e visualizações personalizáveis capazes de monitorar a salubridade do ambiente, melhorar a produtividade e a qualidade de vida, além de monitorar normas e padrões de condições de trabalho, por meio de uma rede de sensores Mesh Low Power, com alcance de até 100 metros entre cada ponto de monitoramento e consumo ultrabaixo.

A solução pode ser usada em ambientes residenciais, escolas, hospitais, escritórios, academias ou em qualquer ambiente com sistema central HVAC, para auxiliar no combate à Síndrome do Edifício Doente.

A Omni-Electronica foi fundada em 2016. Já recebeu mais de R$ 500 mil de investimento em projetos com o governo e investiu mais de R$1,1 milhão em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Um dos principais projetos desenvolvidos pela empresa foi no Hospital Israelita Albert Einstein, que identificou que o monitoramento contínuo da concentração de material particulado suspenso pode ser usado para reduzir a incidência de infecções hospitalares.

(Com informações do Cietec)