Scale-Up Endeavor busca healthtechs para aceleração em 2022

18 de janeiro de 2022

Estão abertas até o final de janeiro as inscrições para o Scale-Up Endeavor, jornada para acelerar as empresas que mais crescem no Brasil. Nesta edição, a organização busca por healthtechs para aceleração no programa que ocorrerá entre os meses de março e julho. Com o novo modelo, a partir deste ano o Scale-Up Endeavor consolidará as edições regionais com aquelas voltadas para verticais de mercado.

Com duas edições anuais, a do primeiro semestre de 2022 contará com patrocínio ouro da EY e selecionará também empresas dos setores de serviços para grandes empresas, fintechs, agrotechs e serviços para pequenas e médias empresas (PMEs). O Scale-Up Endeavor, que acelerou empresas de 15 estados brasileiros em 2021, tem expectativa de ampliação para as demais regiões do país nas próximas edições e também no crescimento da diversidade racial e de gênero em sua rede, contando com uma busca ativa por empresas fundadas ou cofundadas por mulheres e pessoas negras.

Com cinco meses de duração, a metodologia de aceleração promovida pela Endeavor ajuda as empreendedoras e empreendedores a enfrentar os desafios da escala nas frentes de liderança e talento, estratégia de crescimento e acesso a capital, por meio de mentorias individuais, troca entre pares e com empresas parceiras. A unificação dos programas regionais e verticais em um só permitirá intercâmbio de experiências entre empreendedoras e empreendedores de diferentes regiões do país e que atuam no mesmo segmento ou com modelo de negócio semelhante. Além disso, agora todas as scale-ups poderão se conectar com as empresas parceiras da Endeavor, criando oportunidades de geração de novos negócios e ampliação de mercados e serviços.

No primeiro semestre de 2021, o Scale-Up Endeavor apoiou 240 empreendedoras e empreendedores à frente de mais de 124 negócios, tais como Hashdex, Sami, Fleurity, Favo e Turbi. Juntas, as scale-ups aceleradas pretendem faturar R$ 3,4 bilhões até o final do ano e são responsáveis pela manutenção de mais de 11 mil postos de emprego direto.

O objetivo é alcançar 40% de representatividade de gênero e raça em toda a rede Endeavor até 2025, multiplicando exemplos no ecossistema. Para isso, a organização realizou mudanças no processo seletivo do time e tem ampliado a diversidade entre mentoras e mentores. Além disso, está intensificando o relacionamento com outras organizações do ecossistema a fim de agir em conjunto, sendo uma delas a indicação de empreendedoras e pessoas negras para o programa Scale-Up.