Projetos com foco em saúde vencem etapa brasileira do Falling Walls Lab

09 de outubro de 2018

Um amazonense e uma mineira, ambos doutorandos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foram os grandes vencedores da etapa final do concurso Falling Walls Lab Brazil, de acordo com a Assessoria de Comunicação do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), um dos organizadores do evento.

O engenheiro Marcus Lima e a dentista Renata Pereira vão disputar a final mundial na Alemanha e participar da Falling Walls Conference, em Berlim, nos dias 8 e 9 de novembro. O terceiro lugar ficou com o iraniano Mohammad Sadreian, pós-graduando da Universidade de São Paulo (USP).

Lima levou o primeiro lugar com o eyeTalk, um aplicativo destinado a pessoas que não conseguem se comunicar nem verbalmente nem por gestos: só pelo olhar e pelas expressões faciais. No eyeTalk as teclas são acionadas com piscadas e o usuário pode, assim, “digitar”.

Pereira propôs uma ideia para evitar a cárie secundária – que se forma em um dente já restaurado –, utilizando aplicações de grafeno no adesivo usado nas restaurações.

A proposta do terceiro colocado, Mohammad Sadreian, também está relacionada à área de saúde: ele propõe um método que combina a injeção de um medicamento à aplicação de luz para identificar células cancerígenas.

Esta é a quinta edição do concurso realizada no Brasil. A organização foi do DWIH São Paulo em parceria com a Ahoy! Berlin São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, da sigla em alemão). Em nível mundial, o concurso é uma iniciativa da Falling Walls Foundation.