Programa TechStart Agro Digital seleciona startups para aceleração

14 de setembro de 2021

A Embrapa Informática Agropecuária e a Venture Hub estão com inscrições abertas, até domingo (19/09), para a terceira rodada do programa de aceleração de startups e inovação aberta TechStart Agro Digital. O processo de aceleração vai contar com treinamentos e mentorias especializadas para desenvolvimento e validação de produtos, vendas e acesso ao mercado, além de orientações na área jurídica, de patentes e propriedade intelectual.

Com foco na transformação da agricultura brasileira, cada vez mais tecnológica e conectada, o programa reúne startups, grandes empresas e instituições do setor, buscando contribuir para ampliar o desenvolvimento de soluções digitais aplicadas ao agronegócio.

Lançado em 2019, o TechStart Agro Digital oferece suporte tecnológico e de negócios às startups selecionadas e ainda oportunidades de conexão com instituições de pesquisa, corporações e investidores. Além disso, atua como um radar de tendências e aceleração de novos negócios dentro dos temas priorizados, sendo uma oportunidade para as empresas terem acesso a novos mercados e tecnologias. Também incentiva a cultura de inovação dentro das empresas aceleradas e favorece a criação de modelos de negócios inovadores.

Nas duas edições, o programa já graduou 17 startups de várias regiões do Brasil.

Para participar, as startups devem se inscrever pelo site do programa. Os temas priorizados na terceira edição abrangem áreas como biotecnologia e bioinformática, pecuária de precisão, automação e robotização do campo, identificação e detecção de pragas e doenças, gestão de risco agrícola, agricultura de precisão e digital e sustentabilidade de cadeias agropecuárias.

O processo de seleção inclui a capacitação das startups pré-selecionadas, que vão participar de dez encontros virtuais, de outubro a dezembro de 2021. As startups aprovadas nessa fase passarão por um programa intenso de aceleração durante cinco meses, quando receberão orientações, especialmente sobre o desenvolvimento tecnológico, foco de atuação e captação de investimento, com mentoria de especialistas da Embrapa, da Venture Hub e das empresas que apoiam o programa.

Os participantes também terão acesso gratuito às informações e aos modelos agropecuários gerados pela Embrapa disponíveis na Plataforma AgroAPI. A ferramenta contempla desde dados sobre cultivares e produtividade até zoneamentos agrícolas, acessados por meio de interface de programação de aplicativos (API, na sigla em inglês), úteis no desenvolvimento de soluções para planejamento, monitoramento e gestão da produção.