Pesquisadores apoiados pelo PIPE estão entre os mais inovadores da América Latina

22 de dezembro de 2020

Os pesquisadores Gabriel Romero Liguori e Ricardo di Lazzaro Filho foram apontados pela revista MIT Technology Review, do Massachusetts Institute of Technology dos Estados Unidos, como alguns dos jovens mais inovadores na América Latina. Os pesquisadores têm projetos apoiados pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

A revista publica anualmente uma lista, intitulada MIT Innovators Under 35 Latam, que reúne jovens de até 35 anos com ideias inovadoras. O objetivo da iniciativa é que os empreendedores destacados sejam reconhecidos e tenham a possibilidade de se conectar a especialistas capazes de contribuir para transformar seus projetos em negócios.

Premiado na categoria Empreendedores, Lazzaro Filho cofundou a Genera, voltada ao desenvolvimento de testes genéticos mais baratos. O pesquisador teve apoio do PIPE-FAPESP no desenvolvimento de um teste de determinação de paternidade.

Selecionado na categoria Visionários, Liguori fundou a TissueLab, residente na incubadora USP/Ipen-Cietec. A startup de biotecnologia está desenvolvendo, com apoio do PIPE-FAPESP, um hidrogel que permite a impressão 3D de órgãos e tecidos em laboratório.

Entre os já premiados em anos anteriores na edição global estão Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e Sergey Brin, um dos criadores do Google.