Parque Tecnológico cria metodologia para transformação digital de pequenos negócios
05 de janeiro de 2021Pesquisa para Inovação – O Parque Tecnológico São José dos Campos, junto com empresas de tecnologia da informação associadas ao APL TIC VALE, criou uma trilha de transformação digital para ser aplicada de forma objetiva e otimizada em pequenos negócios. O projeto-piloto teve como alvo lojistas das Galerias do Empreendedor, um programa de empreendedorismo social gerido pelo Parque nas periferias de São José dos Campos (SP). Sabe-se que os micro e pequenos empresários foram os mais impactados pela crise, pois não tinham infraestrutura nem caixa para se adaptar ao mercado on-line.
A trilha considera a inserção do estabelecimento em redes sociais, Google meu negócio, marketplaces e Whatsapp business. Para o piloto, foram selecionados seis estabelecimentos comerciais: duas óticas, uma loja de roupas, uma loja de produtos de limpeza, uma doceria e uma papelaria.
As empresas criaram também robôs virtuais para cumprir as atividades operacionais, com o objetivo de multiplicar o alcance a milhares de empresários. Os robôs auxiliaram o time executando atividades repetitivas como: cadastro de produtos nas redes sociais, criação de relatórios de acompanhamento e apresentações com evidências de tudo o que foi realizado durante o processo, como listagem e cadastro de produtos, além das apresentações e catálogos virtuais.
Dessa forma, o tempo das equipes de atendimento e criativa ficou liberado para elaborar e produzir a melhor estratégia de marketing e venda para os empresários. Além de aumentar a produtividade e o valor agregado dos times, o uso de robôs virtuais agregou mais assertividade e segurança na execução dos trabalhos, em especial na guarda de informações sensíveis das empresas atendidas.
O APL TIC Vale, um dos principais clusters de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Brasil, é coordenado pelo Parque Tecnológico São José dos Campos. Tem 81 empresas associadas que oferecem soluções em TIC para quatro segmentos: cidades inteligentes, agronegócio, varejo e indústria 4.0. Saiba mais em www.pqtec.org.br/aplticvale.
Notícias
- CreativeSP está com inscrições abertas para missões internacionais
- Centro apoiado pela FAPESP apresenta tecnologias digitais para produção de mel e açaí
- Programa de aceleração busca startups nas áreas de seguro, saúde e sustentabilidade
- FAPESP lança edital para Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão
Agenda
Chamadas
-
Chamada conjunta FAPESP-ANII para intercâmbio de pesquisadores em Oceanografia entre Uruguai e São Paulo
Data-limite para submissão de propostas: 23/01 -
Chamada Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) – Ciências Exatas e da Terra e Engenharias
Data-limite para submissão de pré-propostas: 27/01 -
Centros Urbanos - Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais
Data-limite: 30/01 -
SPRINT 2025
Data-limite: 23/02 -
Programa Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD)
Data-limite: 03/03 -
Cooperação São Paulo-Espanha para Projetos de Pesquisa e Inovação: Segunda Chamada de Propostas 2025-26
Prazo: 31/03 -
Chamada FAPESP – Secretaria de Turismo (SETUR-SP)
Prazo: 01/04 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo -
BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) - Biotecnologia
Fluxo contínuo