Kryptus participará da nova Rede Operacional de Defesa do Brasil

23 de março de 2021

A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), venceu o processo licitatório do projeto da nova Rede Operacional de Defesa (ROD) do Brasil.

Além do fornecimento das tecnologias de segurança criptográfica, a empresa, que recentemente obteve renovação da certificação de Empresa Estratégica de Defesa (EED) – concedida pelo Ministério da Defesa (MD) –, também será responsável pela readequação dos ativos de TIC e expansão física e lógica da ROD, bem como pelo monitoramento e suporte técnico operacional da rede.

Espinha dorsal do Sistema Militar de Comando e Controle (SISMC2), a ROD tem como propósito prover serviços de voz, dados e apoio à decisão de forma integrada, oportuna, simples, segura, flexível, confiável e contínua aos diversos níveis decisórios da estrutura militar de defesa.

A nova ROD é uma reestruturação e modernização da infraestrutura atual, mantida sob a Chefia de Operações Conjuntas (CHOC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA/MD).

O processo de aquisição foi o primeiro realizado pelo Ministério da Defesa a utilizar o instrumento de TLE – Termo de Licitação Especial –, previsto na Lei 12.598/2012. Amparado por decisão do Conselho de Defesa Nacional, o TLE estabelece que o fornecimento de soluções para a proteção de informações classificadas em qualquer grau de sigilo deve ser feito exclusivamente por Empresas Estratégicas de Defesa e com desenvolvimento no país. Tecnologias estrangeiras são proibidas no processo. A maior parte do fornecimento deverá ser realizada ainda neste ano.