Programa-piloto com submissão simplificada recebe até 15 de junho propostas de inovação em pequenas empresas (imagem: Pixabay)

FAPESP lança PIPE Simples

22 de março de 2022

Elton Alisson  |  Pesquisa para Inovação – A FAPESP lançou no dia 14 de março o PIPE Simples, um programa-piloto com submissão simplificada no Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). O lançamento foi feito durante o 1º Diálogo sobre Apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa em 2022.

O PIPE Simples ocorrerá entre 15 de março e 15 de junho de 2022, quando propostas para a Fase 1 do PIPE poderão ser submetidas com apenas os seguintes documentos: projeto de pesquisa; súmulas curriculares da equipe participante do projeto; e currículo dos consultores que serão subcontratados.

Os interessados também deverão preencher os campos descritivos do SAGe (fapesp.br/sage), incluindo o detalhamento do orçamento solicitado e toda a equipe participante do projeto. No SAGe, selecionar “Nova Proposta Inicial” e, em “Incluir proposta”, selecionar “PIPE Fase 1”.

O objetivo da iniciativa é estimular os proponentes de propostas ao PIPE-FAPESP a apresentar o plano de pesquisa com até 22 páginas, sem contar a bibliografia.

“Precisamos treinar a capacidade de concisão [dos proponentes] e permitir que os assessores ad hoc [que avaliam as propostas submetidas ao PIPE-FAPESP] possam ler o plano de pesquisa com tranquilidade”, disse Luciana Hashiba, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membro da Coordenação Adjunta de Pesquisa para Inovação da FAPESP.

Durante o evento também foram apresentadas novidades no processo de submissão, de acesso a bolsas e nas regras de propriedade intelectual.

Pelas novas regras, empresas apoiadas pelo PIPE continuam a deter exclusivamente os direitos legais de propriedade intelectual dos resultados das pesquisas financiadas, mas, a partir de agora, sem a exigência de compartilhamento com a Fundação (leia mais em https://pesquisaparainovacao.fapesp.br/2172).

“Acreditamos que nós, na FAPESP, temos um conjunto muito bom de instrumentos para apoiar a inovação e o empreendedorismo de base tecnológica e constantemente estamos refinando eles”, disse Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP.

Mais informações sobre o PIPE Simples: fapesp.br/pipesimples.