Edital selecionará fintechs com soluções digitais para nano e microempresas

24 de novembro de 2020

O Center for Inclusive Growth (CCI), iniciativa da MasterCard para o crescimento inclusivo, e a Aliança Empreendedora, organização que auxilia empreendedores de comunidades, lançou edital para selecionar fintechs que tenham ideias que possibilitem democratizar o acesso fácil e seguro ao crédito; a criação de conta bancária sem burocracia e com baixo custo; o recebimento de pagamentos digitais; ou a digitalização dos processos de gestão financeira de microempreendedores.

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de dezembro no site evento.aliancaempreendedora.org.br/mastercard.

A instituição selecionada no edital terá acesso a um aporte de até R$ 40 mil e consultoria para a adaptação dessa solução para o público-alvo. A ideia será testada por microempreendedores cadastrados na base Aliança Empreendedora com diferentes perfis. “Para que a recuperação da economia no Brasil seja mais inclusiva, não basta que os microempreendedores tenham acesso aos serviços financeiros digitais. É fundamental que eles sejam adaptados para as necessidades desse público, como o menor consumo da memória dos celulares e dos pacotes de dados de internet, por exemplo”, explica Camila Reis, coordenadora de projetos da Aliança Empreendedora.

As ideias inovadoras vindas desse novo mercado das fintechs e startups, ela acredita, podem auxiliar também na educação financeira dos microempreendedores, empoderando esse público para que dominem as operações necessárias para realizar a gestão financeira do negócio, fazer os controles e tomar decisões estratégicas. “Em um mercado cada vez mais digital e competitivo, é fundamental que a inovação seja também uma ferramenta para fortalecer os microempreendedores para o enfrentamento da crise”, conclui.