Dispositivo que facilita a comunicação entre paciente acamado e cuidador vence hackathon

06 de dezembro de 2016

Um dispositivo para melhorar a comunicação entre pacientes idosos acamados e cuidadores foi o grande vencedor do hackathon promovido durante o BIN@SP ((Business Innovation Network São Paulo), realizado entre os dias 7 e 9 de novembro no Centro de Difusão Internacional da USP. O encontro foi promovido pela Agência USP de Inovação (AUSPIN) em parceria com as universidades do Porto, em Portugal, e Sheffield, na Inglaterra.

A equipe vencedora criou o “Click”, um dispositivo similar às campainhas dos hospitais, com a diferença de incluir mais opções. Assim, o paciente pode acionar o dispositivo com ícones com solicitação de água, necessidade de ir ao banheiro, leitura, entre outras.

A equipe vencedora receberá passagem para viagem à Universidade do Porto ou Sheffield. Os participantes poderão ainda utilizar as instalações da Agência USP de Inovação caso queiram aperfeiçoar o produto. “Os resultados superaram as nossas expectativas. Os projetos apresentados mostraram a maturidade e a capacidade dos participantes em encontrar soluções rápidas e aplicáveis ao cotidiano”, disse Vanderlei Bagnato à AUSPIN.

O BIN@SP reuniu mais de 800 representantes de empresas de base tecnológica, parques de ciência e tecnologia, investidores e agências de desenvolvimento econômico. O encontro permitiu a troca de ideias e discussão e cooperação entre os participantes, estimulando a aproximação entre empresas, universidades e o setor público para estimular a inovação e o empreendedorismo no ambiente acadêmico.