CTNBio aprova uso comercial de cana-de-açúcar geneticamente modificada

20 de junho de 2017

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou o uso comercial da cana-de-açúcar geneticamente modificada CTC 20 Bt, ou apenas Cana Bt, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) após sete anos e meio de pesquisa.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) financiou os estudos de melhoramento da variedade por meio do Plano de Apoio Conjunto à Inovação Tecnológica Agrícola no Setor Sucroenergético (PAISS), iniciativa conjunta da agência e do BNDES. Esta é a primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada aprovada para comercialização no mundo. Antes de chegar ao mercado, a nova variedade ainda precisa da autorização do Conselho Nacional de Biossegurança (CNBio).

A Cana Bt é resistente à principal praga que ameaça a cultura: a broca-da-cana (Diatraea saccharalis), responsável por perdas anuais de quase R$ 5 bilhões.

Segundo o CTC, a variedade geneticamente modificada passou por rigorosa avaliação da CTNBio, que a considerou segura sob os aspectos ambiental e de saúde humana e animal. O gene Bt (Bacillus thuringiensis) é utilizado na agricultura há mais de 20 anos nos principais países produtores do mundo.