Compesa e Porto Digital lançam primeiro ciclo de inovação aberta

16 de novembro de 2021

Transformação digital, inovação de processos e melhoria na entrega de resultados. São esses os objetivos buscados pelo “Águas Digitais”, o programa de inovação aberta do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com o Porto Digital.

Neste primeiro ciclo de inovação, o foco é o desenvolvimento de soluções para aprimorar o atendimento ao público e os serviços de campo da companhia de saneamento. Inicialmente, as inscrições estão abertas para startups, pesquisadores, empresas e institutos de ciência e tecnologia (ICTs) de todo o Brasil submeterem as suas contribuições sobre os desafios da Compesa e suas possíveis soluções pelo site https://www.aguasdigitaiscompesa.com.br. A chamada segue aberta até 8 de dezembro.

Após a fase inicial voltada a ouvir as contribuições do mercado, o programa pretende selecionar soluções dentro de cinco desafios propostos em áreas de interesse mapeadas pela Compesa, Porto Digital e CESAR. Dentro do processo de inovação aberta, as empresas e profissionais engajados poderão receber investimento financeiro, consultorias e apoio corporativo para desenvolver e customizar projetos que se transformarão em mínimos produtos viáveis (MVPs, na sigla em inglês) e, posteriormente, em produtos capazes de ganhar mercado (Go-to-Market).

Os desafios elencados pela companhia estão divididos nas áreas temáticas de gestão de ativos, cadastro e análise de clientes, gestão de equipes de campo, análise da qualidade da água e otimização do abastecimento de água. Os participantes futuramente selecionados contarão com possibilidade de investimento total da Compesa estimado em R$ 1 milhão, além de mentoria especializada em Design, Agile, Lean Startup e Business durante as fases de prototipagem e MVP.