Cofundador de startup apoiada pelo PIPE-FAPESP é indicado ao Future 50

26 de setembro de 2023

O Project Management Institute (PMI) anunciou a lista da edição de 2023 do Future 50, que apresenta 50 líderes em ascensão que estão transformando o mundo e remodelando o futuro por meio de projetos. Esses 50 indivíduos representam um novo grupo de profissionais de projetos que impulsionam a transformação em todas as regiões de PMI e em diversos setores.

Entre os 50 homenageados destaca-se o brasileiro Gabriel Liguori, cofundador da startup de biotecnologia TissueLabs, apoiada pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP.

Reconhecido e nomeado nas listas Forbes Under 30 e MIT Innovator Under 35, Liguori tem se dedicado à medicina regenerativa, com a meta de criar órgãos e tecidos cultivados em laboratórios. O objetivo final é desenvolver órgãos artificiais para enfrentar a escassez de órgãos necessários para transplante, uma paixão que surgiu quando ele enfrentou uma anomalia cardíaca na infância que exigiu um procedimento cirúrgico.

Com os avanços tecnológicos do cenário global de saúde, acelerados após a pandemia da COVID-19, o setor demonstrou resiliência ao adotar soluções inovadoras e o Brasil vem conquistando espaço nesse movimento, ficando em 19º lugar no ranking de nações por participação em estudos clínicos iniciados em 2021, de acordo com o levantamento da Interfarma.

Segundo uma pesquisa da Global Market Insights, há uma previsão de que o mercado internacional de saúde ultrapasse os US$ 504,4 bilhões até 2025 e espera-se que o país continue a contribuir com novas soluções e ideias para transformar o bem-estar mundial e impulsionar sua evolução nesse campo crucial.

No mundo de hoje, as megatendências globais, como a disrupção digital, as mudanças demográficas e a crise climática, estão a impulsionar o futuro dos negócios e da sociedade. Ao mesmo tempo, a economia global precisa de 25 milhões de novos profissionais de projetos até 2030.

A lista completa do Future 50 de 2023 representa um espectro amplo de regiões, indústrias e realizações no mundo do trabalho centrado em projetos, onde as pessoas têm as competências e capacidades necessárias para fazer a diferença e criar mudanças.