Brasil e Alemanha negociam crédito de 150 milhões de euros para inovação

03 de julho de 2018

O KfW, banco público de desenvolvimento alemão com atuação em mais de 100 países, destinará 150 milhões de euros para a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para projetos de inovação, no âmbito da cooperação para o desenvolvimento sustentável entre Brasil e Alemanha, de acordo com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Pelo lado brasileiro, a operação já foi aprovada e recebeu o aval da Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Nos próximos meses, caberá ao governo alemão aprovar a negociação. A Finep estima que o contrato de empréstimo com o KfW seja assinado no primeiro semestre de 2019.

A cooperação financeira entre Finep e KfW faz parte do programa Inova Clima, que tem entre seus objetivos contribuir para que o Brasil alcance as metas climáticas e de sustentabilidade estabelecidas nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) no Acordo de Paris. A cooperação está alinhada ainda com o Plano de Ação da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para os anos de 2016-2022 em relação ao tema estratégico do clima.

Mais informações estão disponíveis na página do MCTIC.