Agência de Inovação da Unesp lança publicação sobre empresas-filhas da universidade

19 de janeiro de 2021

Após uma intensa trajetória para buscar, conectar e dar visibilidade a inúmeras ações empreendedoras e inovadoras da universidade, entre eventos, ambientes de inovação, disciplinas, conteúdos, empresas-filhas e muito mais, a Agência de Inovação da Unesp lançou um material on-line para demonstrar toda a potência desse eixo.

A publicação, organizada por Wagner Cotroni Valenti, Guilherme Wolff Bueno e Tainah Veras, tem mais de 150 páginas dedicadas ao tema, contendo informações, números, cases de 15 empresas-filhas da Unesp, depoimentos de múltiplos atores empreendedores da universidade, entre alunos, professores e fundadores de organizações, além de insights importantes para quem deseja construir ou já está trilhando uma trajetória empreendedora.

O mapeamento de empresas-filhas da Unesp possibilitou encontrar mais de 1,3 mil negócios. Dentre esses, mais de 300 responderam a uma pesquisa e autorizaram a divulgação do logo e a consolidação do impacto gerado na economia e na sociedade. Com isso, foi possível chegar à estatística de que somente essas 300 empresas já movimentam mais de R$ 2,5 bilhões ao ano, valor muito próximo ao que é anualmente direcionado pelo Estado para custear as despesas da Universidade Estadual Paulista. Além disso, elas empregam cerca de 10 mil pessoas e atuam no Estado de São Paulo e em outras regiões do país e do mundo.

O material e vídeos com depoimentos de fundadores de empresas-filhas da Unesp podem ser acessados no site https://auin.unesp.br/noticias/535/auin-lanca-e-book-inedito-sobre-empreendedorismo-e-empresas-filhas-da-unesp.