Espaço EngComp estimula a inovação e a colaboração de futuros engenheiros

01 de agosto de 2017

Os estudantes do campus de São Carlos da USP ganharam um ambiente criado especialmente para estimular a inovação e a colaboração: o Espaço EngComp.

A iniciativa surgiu da criação de uma Comissão Gestora Administrativa da Engenharia de Computação, que conta com a participação de professores, funcionários e alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

A criação do espaço foi toda pautada pela perspectiva do aprendizado ativo, em que os estudantes aprendem fazendo. “São vários laboratórios que têm ambientes compartilhados e podem ser utilizados por todos os atores envolvidos no processo. A missão desse lugar é gerar inovação, ampliar as relações interpessoais e, principalmente, integrar-se aos projetos de graduação”, revelou o professor Ivan Nunes da Silva , da EESC, que coordena a Comissão.

O Espaço EngComp integra um auditório, oito laboratórios especializados, um laboratório multiuso, uma sala de reuniões e espaços de convivência. Há também o Espaço Maker, ambiente equipado com impressora 3D, diversos kits, osciloscópios, placas de circuitos e toda a infraestrutura necessária para desenvolver um projeto de eletrônica e computação.

A parceria entre a EESC e o ICMC remonta a 2003, quando foi criado o curso de Engenharia de Computação. A criação do EngComp consolida essa união entre as duas faculdades. “Apesar de termos um curso muito bem estruturado pedagogicamente, considerando a grade curricular, com professores qualificados e laboratórios bem equipados, faltava esse algo a mais que, hoje, está sendo solicitado nesse campo de atuação”, enfatiza o professor Fernando Osório, do ICMC.