Jogos de Física para professores
16/03/2024 Fim
16/03/2024
Pesquisa para Inovação – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará, no dia 16 de março de 2024, mais um workshop da série “Jogos de Física para professores”, com o tema “Missão Buracos Negros”. As inscrições vão até domingo (03/03).
A atividade tem o formato de um escape room de tabuleiro e coloca os participantes diante de vários desafios relacionados a conhecimentos científicos, a partir de temas tradicionais dos currículos de física, incluindo efeito Doppler, leis de Kepler e a lei da gravitação universal de Newton.
A base da missão é um material desenvolvido pelo Instituto Perimeter de Física Teórica (Canadá), traduzido e adaptado para o português pelo ICTP-SAIFR. O ministrante é Felipe Novaes, professor de física e matemática da rede estadual paulista e membro da equipe de divulgação do ICTP-SAIFR.
O evento acontecerá a partir das 10 horas, no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário on-line. Haverá emissão de certificados.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no IFT-Unesp.
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/professores/jogos/.
Notícias
- Especialistas debatem soluções para diferentes setores no primeiro encontro do Distrito de Inovação
- Fiesp e Cietec lançam chamada para startups com soluções para desafios das indústrias
- Brain4care conquista primeiro lugar no Prêmio Deep Tech Ano 2024
- FAPESP seleciona empresas apoiadas pelo PIPE para participar de simpósio na Alemanha
Agenda
Chamadas
-
Chamada FAPESP PITE – Grandes Projetos
Prazo: 10/02/2025 -
Praticar Ciência
Prazo: 16/02 -
Chamada PIPE-FAPESP Fase 3
Prazo: 24/02 -
FAPESP-NWO (Países Baixos): Eventos Extremos de Calor e Água
Prazo: 04/03 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo