O papel da Educação e da Ciência para superar o preconceito e o ódio

Início
25/07/2023
Fim
25/07/2023

Pesquisa para Inovação – O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo participará da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a mesa-redonda “O papel da Educação e da Ciência para superar, na Alemanha e no Brasil, o preconceito e o ódio”, organizada em conjunto por ambas as instituições, na terça-feira (25/07), em Curitiba.

Especialistas alemães e brasileiros discutirão de que maneira a educação e a ciência podem colaborar para impedir posicionamentos preconceituosos e discursos de ódio.

A mesa conta com a presença de Monika Oberle, presidente do Conselho Científico do Bundeszentrale für politische Bildung (bpb), órgão alemão para promoção da educação cívica. Do lado alemão, participa também o diretor do DWIH São Paulo e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) no Brasil, Jochen Hellmann, que há muitos anos atua na área de internacionalização de ensino e pesquisa. Ambos falarão sobre a importância da ciência e da educação para a democracia.

Do lado brasileiro, junta-se aos palestrantes o professor de sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Michel Gherman, que também é pesquisador do Centro de Estudo do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém. Tomando como ponto de partida o crescimento das novas direitas ao redor do mundo, Gherman discutirá de que forma a educação pode exercer um papel central no processo de desradicalização no Brasil, em um projeto centrado no humanismo, em valores democráticos e com perspectiva antifascista.

O debate será moderado pelo presidente da SBPC, o professor de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP) Renato Janine Ribeiro.

O debate será realizado às 16 horas, no Auditório de Química do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cujo endereço é rua Centro Politécnico, 100, Jardim das Américas, Curitiba, PR.

O evento terá transmissão e tradução simultânea pelos canais do DWIH e da SBPC no YouTube.

Mais informações: https://tinyurl.com/mr3ydeut.