Startup apoiada pelo PIPE-FAPESP é premiada no Desafio Global de Inovação em Diabetes

14 de dezembro de 2021

A startup brasileira GlucoGear, apoiada pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP, e incubada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, conquistou o terceiro lugar no Desafio Global de Inovação em Diabetes da Diabetes Center Berne (DCB). A empresa foi a única representante da América Latina na etapa final. O prêmio visa valorizar as iniciativas mais inovadoras do mundo que melhorem a vida das pessoas com diabetes.

A premiação ocorreu em 3 de novembro, na Suíça. Os finalistas passaram por várias fases e foram julgados nos quesitos de necessidade, potencial da solução para resolução do problema, inovação, viabilidade e impacto. No total, a startup concorreu com 72 projetos de 37 países.

A GlucoGear desenvolveu uma solução baseada em inteligência artificial capaz de entender a fisiologia de glicemia de cada pessoa, possibilitando identificar riscos de hiperglicemias ou hipoglicemias, bem como ajustar a dose de insulina ideal. Para isso, utiliza quatro principais pilares de dados: histórico de glicemia, insulina injetada, alimentação e atividade física.

A tecnologia avança bem nos ciclos de validação, iniciados com um estudo clínico com 20 portadores de diabetes tipo 1 no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e agora, em nova fase, foi concluído novo estudo clínico com cem portadores de diabetes tipo 1 e tipo 2 em parceria com o Grupo Fleury e apoio da multinacional Medtronic.

Além da premiação, a equipe da GlucoGear participou de um treinamento intensivo com mentorias de pesquisadores da instituição, bem como profissionais e empreendedores altamente especializados ligados ao Centro de Diabetes de Berne.