CQMED entrega insumos para 400 mil testes de saliva para COVID-19

26 de janeiro de 2021

O Centro de Química Medicinal (CQMED) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um protocolo de produção de enzimas de alta especificidade para ser usado na testagem de COVID-19 em amostras de saliva. A primeira entrega gerou insumos para 400 mil testes e foi entregue para a empresa parceira Mendelics Análise Genômica em dezembro último. A produção foi feita em menos de dois meses e a expectativa é produzir enzimas para mais 200 mil testes até o final de janeiro. Em seguida, o CQMED capacitará corpo técnico no país para a continuidade da produção.

O CQMED é uma Unidade de Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O centro foi criado com apoio da FAPESP por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE),em cooperação com o Structural Genomics Consortium (SGC) – consórcio internacional de universidades, governos e indústrias farmacêuticas para acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos.

As enzimas foram validadas para equivalência com as importadas pelo laboratório clínico Mendelics, utilizando amostras de saliva que chegam diariamente de todo Brasil ao laboratório no bairro Santana em São Paulo.

O teste de saliva para COVID-19, chamado RT-LAMP, tem a mesma qualidade que o PCR e possibilita a testagem em locais com menos recursos no país.

O projeto é resultado da parceria do Centro da Unicamp com a empresa Mendelics Análise Genômica e a Embrapii.