Empresas apoiadas pelo PIPE-FAPESP são selecionadas para o Emerge Labs BRF

24 de março de 2020

Três startups apoiadas pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP, foram selecionadas para o Emerge Labs BRF – um programa criado pela Emerge em parceria com a indústria alimentícia BRF, detentora das marcas Sadia e Perdigão, com os objetivos de selecionar e acelerar tecnologias voltadas a solucionar os problemas de desperdício e segurança de alimentos.

O programa selecionou 16 tecnologias. Uma delas foi da Biolamda. A empresa está desenvolvendo com apoio do PIPE-FAPESP um equipamento inteligente para aplicação clínica de fototerapias. A ideia é usar a mesma plataforma tecnológica para desenvolver equipamentos industriais para eliminar com luz patógenos que podem contaminar alimentos.

Outro projeto selecionado foi da Vert, que desenvolve com auxílio do PIPE-FAPESP biopolímeros para separação de espécies químicas orgânicas e inorgânicas em meios aquosos. Por meio do programa Emerge Labs BRF a empresa pretende desenvolver revestimentos antimicrobianos para extensão do prazo de validade de alimentos.

Já a nChemi quer conferir novas propriedades antimicrobianas, barreiras de gás e antirraios UV a embalagens de alimentos por meio de nanopartículas. A empresa conseguiu, por meio de um projeto financiado pelo PIPE-FAPESP, sintetizar as nanopartículas.