Alunos da USP vencem competição com jogo que ensina a programar
28 de maio de 2019O projeto Robosquadrão foi o vencedor da categoria educação na 7ª edição da Campus Mobile, competição de ideias e soluções para plataformas mobile. Ao todo, 12 propostas foram selecionadas para a final da competição, nas categorias educação, diversidade, smart cities e smart farms.
Desenvolvido pelos alunos Eleazar Braga, Gabriel Simmel e Óliver Becker, que fazem parte do grupo Fellowship of Game (FoG), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, o jogo tem como objetivo promover o contato dos jovens com a programação de um jeito mais atraente e inclusivo. O público-alvo do projeto são jovens do ensino médio, que querem aprender os primeiros conceitos sobre programação.
Voltada para projetos de inovação feitos por equipes de alunos de graduação e de pós-graduação, a Campus Mobile é promovida pelo Instituto NET Claro Embratel em parceria com o LSI-TEC. A 7ª edição começou em novembro de 2018. Ao longo das etapas, os participantes receberam monitoria de especialistas e vivenciaram uma experiência de imersão no início de fevereiro, durante uma semana, em São Paulo – com direito a maratona de programação, palestras e visitas a empresas parceiras.
O cumprimento de todas as metas da fase final garantiu aos participantes das categorias um prêmio no valor de R$ 6 mil. Como melhor da categoria educação, o trio ganhou um prêmio no valor de R$ 6 mil e uma viagem para São Francisco e para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde conhecerão algumas empresas da região e realizarão atividades de imersão em tecnologia.
Durante o desenvolvimento do Robosquadrão, o trio contou com a colaboração de membros do FoG, do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) e da Seção de Apoio Institucional do ICMC e também dos professores Cláudio Motta Toledo, Fernando Osório, Kalinka Castelo Branco, Moacir Ponti e Francisco José Monaco.
Notícias
- FAPESP lança chamada para participação na FAPESP Week China
- Merck e UFMG abrem inscrições para programa de empreendedorismo em nanotecnologia
- Startup apoiada pela FAPESP inaugura laboratório para desenvolvimento de insumos biológicos ativos no Brasil
- USP inaugura laboratório para simulação de soluções em mudanças climáticas
Agenda
-
02/03/2024 a 30/04/2024
O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade -
18 a 19 de abril de 2024
Colóquio Diásporas Científicas e Colaborações Internacionais -
19 a 20 de abril de 2024
Simpósio Edwaldo Camargo e Congresso CancerThera -
19 de abril de 2024
Showcasing the collaboration of FAPESP with the University of Birmingham
Chamadas
-
Missão empresarial para participação na FAPESP Week China
Prazo: 22/04 -
Global Partnerships Seedcorn Fund
Prazo: 25/04 -
Expedições Científicas Amazônia+10
Prazo: 29/04 -
Escola São Paulo de Ciência Avançada
Prazo: 03/05 -
FAPESP e DAAD 2024
Prazo: 20/05 -
Unesco/TWAS - Bolsas de Pós-Doutorado
Prazo: 30/05 -
Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial Aplicada à Saúde
Prazo: 03/06 -
Young Investigator Grant on Quantum Technologies - Programa QuTIa
Prazo: 20/05 -
Chamada CPE FAPESP - Citrosuco
Prazo: 03/06 -
Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID)
Prazo: 10/06 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo