Alunos da USP vencem competição com jogo que ensina a programar
28 de maio de 2019O projeto Robosquadrão foi o vencedor da categoria educação na 7ª edição da Campus Mobile, competição de ideias e soluções para plataformas mobile. Ao todo, 12 propostas foram selecionadas para a final da competição, nas categorias educação, diversidade, smart cities e smart farms.
Desenvolvido pelos alunos Eleazar Braga, Gabriel Simmel e Óliver Becker, que fazem parte do grupo Fellowship of Game (FoG), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, o jogo tem como objetivo promover o contato dos jovens com a programação de um jeito mais atraente e inclusivo. O público-alvo do projeto são jovens do ensino médio, que querem aprender os primeiros conceitos sobre programação.
Voltada para projetos de inovação feitos por equipes de alunos de graduação e de pós-graduação, a Campus Mobile é promovida pelo Instituto NET Claro Embratel em parceria com o LSI-TEC. A 7ª edição começou em novembro de 2018. Ao longo das etapas, os participantes receberam monitoria de especialistas e vivenciaram uma experiência de imersão no início de fevereiro, durante uma semana, em São Paulo – com direito a maratona de programação, palestras e visitas a empresas parceiras.
O cumprimento de todas as metas da fase final garantiu aos participantes das categorias um prêmio no valor de R$ 6 mil. Como melhor da categoria educação, o trio ganhou um prêmio no valor de R$ 6 mil e uma viagem para São Francisco e para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde conhecerão algumas empresas da região e realizarão atividades de imersão em tecnologia.
Durante o desenvolvimento do Robosquadrão, o trio contou com a colaboração de membros do FoG, do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) e da Seção de Apoio Institucional do ICMC e também dos professores Cláudio Motta Toledo, Fernando Osório, Kalinka Castelo Branco, Moacir Ponti e Francisco José Monaco.
Notícias
Agenda
-
12/03/2025 a 11/12/2025
Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia de Plásticos 2025 -
31/07/2025 a 28/10/2025
Laboratório da Cor e Flexões do Espaço e da Cor -
09/08/2025 a 04/10/2025
Física Moderna para Sala de Aula: Mecânica Quântica e Radiações -
16/08/2025 a 16/10/2025
Estatística e Otimização para Ciência de Dados e Pesquisa Operacional
Chamadas
-
FAPESP e Universidad de Salamanca
Prazo: 12/09 -
Estratégias de Manejo, Uso e Conservação das Unidades de Conservação Federais Marinhas do Estado de São Paulo
Prazo: 12/09 -
Seleção Pública - Programa Tecnova III
Prazo: 20/10 -
Apoio à Infraestrutura de Pesquisa em Coleções Biológicas
Prazo: 31/10 -
Apoio à Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos
Prazo: 31/10 -
Estratégias de Manejo, Uso e Conservação das Unidades de Conservação Federais Marinhas do Estado de São Paulo
Prazo: 14/11 -
Redes FAPESP de Colaboração em Pesquisa em Sistemas Alimentares Saudáveis- Gripe Aviária
Prazo: 28/11 -
Chamada de Propostas FAPESP e Universidade da Guiana
Prazo: 01/12 -
Cooperação São Paulo-Espanha para Projetos de Pesquisa e Inovação: Segunda Chamada de Propostas 2025-26
Prazo: 31/03/2026 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo -
BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) - Biotecnologia
Fluxo contínuo