Supera Parque de Ribeirão Preto é credenciado para testes do novo coronavírus

06 de maio de 2020

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto foi credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para testagem do novo coronavírus em Ribeirão Preto. O credenciamento foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 30 de abril.

A habilitação para a realização do exame molecular do coronavírus – recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde – foi concedida nove dias após a equipe de pesquisadores ter iniciado as testagens dos protocolos.

Com isso, a partir de agora, o Supera Parque passa a integrar a rede de laboratórios capacitados para a realização dos testes e os resultados obtidos passam a fazer parte dos dados oficiais do município, do Estado de São Paulo e do país.

O Supera Parque tem capacidade para realizar a leitura de até 120 testes diários e emitir resultados em até 72 horas, dando agilidade ao atendimento dos pacientes.

Para que a habilitação fosse possível, a incubadora e as 18 startups envolvidas passaram por uma etapa de testes de capacidade técnica e operacional.

Em uma primeira etapa, o Instituto Adolfo Lutz encaminhou amostras de exames moleculares que já haviam sido analisados por sua equipe de pesquisadores, sem revelar quais eram os resultados obtidos.

Ao receber as amostras, os pesquisadores realizaram a leitura dos testes seguindo todos os protocolos indicados pelo Instituto. Os resultados obtidos foram encaminhados para a capital para comparação dos dados por pesquisadores do Adolfo Lutz, que atestaram a qualidade do serviço prestado.

Todo o material testado no Supera Parque será devidamente armazenado e, ao fim da pandemia, enviado para o Instituto Adolfo Lutz para integrar um biobanco que reunirá todas as amostras da rede de laboratórios estabelecida no Estado de São Paulo para a realização de testes diagnósticos de COVID-19.