Unicamp discute polo de desenvolvimento sustentável na Fazenda Argentina

11 de dezembro de 2018

A Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoveu, em novembro, um workshop organizado pelas empresas Inventta, Protobox e Jumpers, que reuniu representantes do setor empresarial, de centros de pesquisa, de universidades, instituições de fomento, entidades civis e governamentais. O objetivo foi criar o conceito do futuro Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), projeto proposto para ocupar a área da Fazenda Argentina, recentemente adquirida pela universidade, de acordo com informação da Agência Inova Unicamp.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, destacou que um dos motivadores do HIDS é buscar atender e incentivar a Agenda da ONU com 18 objetivos de desenvolvimento sustentável, compromisso assinado por mais de 150 países. “Com o projeto do HIDS, a Unicamp também se compromete a promover a sustentabilidade em um espaço de fomento à inovação e ao empreendedorismo sustentável”, comentou Knobel.

O projeto já está sendo valorizado pelas instituições governamentais, que têm boas expectativas sobre as oportunidades e soluções que irão surgir. Para Carlos Passos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp já tem um protagonismo natural, mas a participação de vários atores na elaboração e concepção do HIDS vai fazer com que se aproximem de fato da universidade e trabalhem conjuntamente em desafios da sociedade. “Essa união de esforços vai se concretizar na consolidação do HIDS e é isso o que importa para Campinas, a união dos atores”, avaliou.

Para mais informações acesse a página do Inova Unicamp.