Pós-doutorado em Química no Centro de Inovação em Novas Energias

04 de dezembro de 2018

A Divisão de Portadores Densos de Energia do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) – um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e a Shell – oferece uma bolsa de Pós-Doutorado na área de eletroquímica/microscopia eletrônica de transmissão in situ, vinculada à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O prazo de inscrição vai até 14 de dezembro.

A bolsa tem duração de 12 meses com previsão de início em janeiro de 2019 e com a possibilidade de prorrogação por até 12 meses adicionais, de acordo com o desempenho do candidato. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado (Shell -Brasil) no valor de R$ 7.373,10 mensais.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros altamente qualificados, com título de Doutor (obtido no país ou no exterior) em Química, Ciência/Engenharia de Materiais e áreas correlatas há no máximo oito anos, com comprovada trajetória de publicações em periódicos científicos de impacto.

O bolsista investigará a eletrodeposição ex situe in situ de filmes finos de materiais catalíticos de interesse (e.g., selenetos, teluretos, óxidos metálicos e eletrodepósitos metálicos) sobre diversos substratos. Estudos in situ serão realizados visando a observação direta da formação desses filmes em tempo real e em escala subnanométrica, em um microscópio eletrônico de transmissão de alta resolução com porta amostra de capacidade eletroquímica (i.e., estudos em solução concomitantemente à aplicação de potenciais e variação de temperatura).

Assim, é esperado que o candidato tenha experiência na produção eletroquímica de materiais, síntese de nanomateriais e conhecimentos sólidos em microscopia eletrônica de transmissão. Ademais, é desejável que o candidato tenha familiaridade com técnicas de caracterização, tais como: microscopia de força atômica (AFM); difração de raios X (DRX); espectroscopias de fotoelétrons excitados por raios X (XPS), vibracional na região do infravermelho e Raman. Finalmente, é ainda desejável que o candidato tenha conhecimentos em simulação por elementos finitos.

O candidato deve também apresentar habilidade de escrita e comunicação em inglês pelos trabalhos já publicados e apresentados em congressos internacionais, capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares e em colaboração com outros grupos de pesquisa.

Os interessados devem enviar um e-mail para o Prof. Dr. Marco Aurélio L. Cordeiro (mcordeiro@ufscar.br) com os seguintes documentos em formato PDF: 1) carta de apresentação, na qual o candidato explicitará sua motivação e a experiência no tema; 2) duas cartas de recomendação; e 3) curriculum vitae ou currículo Lattes.