Oportunidade de financiamento para empresas alemãs e brasileiras em projetos de P&D

05 de setembro de 2017

Encerra em 30 de outubro a primeira chamada para apresentação de propostas conjuntas para projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre empresas brasileiras e alemãs. O programa de colaboração bilateral, lançado em 2015, financia projetos voltados para o desenvolvimento de produtos, serviços, processos ou meétodos inovadores em todas as áreas de tecnologia e em setores com forte potencial de mercado.

Serão aceitas propostas que envolvam, obrigatoriamente, ao menos uma empresa brasileira e uma pequena e média empresa alemã que contribuam consideravelmente para o projeto. Segundo o edital, institutos de pesquisa e outras empresas podera?o participar como parceiros ou subcontratados, desde que as regras de financiamento de cada país sejam respeitadas.

Os projetos devem ser inovadores, possuir potencial de mercado relevante, risco tecnológico e acrescentar valor às economias de ambos os países. As empresas devem ainda apresentar uma estratégia que, considerando seus aspectos tecnológicos, comerciais e financeiros, demonstre seu potencial para introduzir o novo produto, processo ou serviços nos mercados.

O programa é coordenado pela Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC) e pelo Ministério de Economia e Energia da República Federal da Alemanha (BMWi). Os órgãos apoiarão as empresas selecionadas por meio de financiamento público e instituições de fomento dos respectivos países.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível para download nos endereços: www.zim-bmwi.de/internationale-fue-kooperationen e www.cooperacaointernacional.mdic.gov.br e enviá-lo para international@aif-projekt-gmbh.de e brasilalemanha@mdic.gov.br.

O edital pode ser acessado pelo link: http://dwih.com.br/sites/default/files/imce_default/edital_mdic.pdf.