Laboratório de inovação e empreendedorismo da Poli-USP ingressa em rede internacional

27 de junho de 2017

O Inovalab@Poli, laboratório de inovação e empreendedorismo voltado aos alunos de graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), integra, desde 20 de junho, a rede internacional de ensino multidisciplinar, a Design Factory Global Network.

A rede nasceu na Universidade de Aalto, na Finlândia, onde foi desenvolvido o sistema educativo da Design Factory. A expressão diz respeito à ideia de integração multidisciplinar entre engenharia, design e negócios para a realização de projetos e pesquisas. A rede é integrada por instalações semelhantes de universidades em Portugal, Suíça, Estados Unidos, Austrália, Chile, Colômbia e agora do Brasil.

“A parceria permite acesso a métodos e práticas de ensino de inovação, que são compartilhados na rede”, afirma Eduardo Zancul, um dos coordenadores do Inovalab@Poli.

A rede procura criar oportunidades para os estudantes desenvolverem e participarem de projetos conjuntos. Um exemplo é um projeto intensivo durante um final de semana (hackathon), realizado simultaneamente em diversos países, e que utiliza a diferença de fuso horário entre os países para o revezamento do trabalho das equipes em turnos, à medida que anoitece em cada localidade. Essa atividade, em condições bastante exigentes que envolvem pressão de tempo, distância geográfica, diferença de culturas e de idioma, tem como objetivo capacitar os alunos para trabalhar em equipes de forma colaborativa.