IV Colóquio de Pesquisa Aplicada da FGV

Início
21/08/2018
Fim
23/08/2018

A quarta edição do Colóquio de Pesquisa Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ocorrerá nos dias 21 e 22 de agosto de 2018 no Auditório FGV, em São Paulo. No dia 23, será realizado o Workshop sobre Proteção de Dados Privados e Ética em Pesquisa. 

O principal objetivo do colóquio é discutir políticas de incentivo ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil e exemplos de políticas organizacionais de incentivo à inovação em instituições de pesquisa.

A primeira sessão, no dia 21, tem na programação participações de José Goldemberg (presidente da FAPESP) e de Eduardo Moacyr Krieger (vice-presidente da FAPESP) e buscará apresentar diretrizes para o desenvolvimento de pesquisas com excelência e alto impacto para a sociedade.

Na segunda sessão do primeiro dia, o ex-diretor do Escritório de Patentes da União Europeia e a representante da Diretoria de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia abordarão os temas de proteção à propriedade intelectual dos produtos das pesquisas e dos dados privados de indivíduos que são utilizados para o desenvolvimento de estudos na área de ciências sociais.

No segundo dia do colóquio, representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de São Paulo (USP), das universidades Cambridge, no Reino Unido, e Stanford, nos Estados Unidos, e da FGV debaterão políticas públicas e estruturas de governança que possam incentivar o desenvolvimento de pesquisa e inovação.

Na parte da tarde, será colocado em discussão um modelo de avaliação de impacto das escolas de negócios e estudos de impactos acadêmicos, sociais e econômicos incluídos em pesquisas desenvolvidas pela FGV.

O colóquio terá também representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O workshop no dia 23 terá duas sessões, com os temas "A Regulação sobre Proteção de Dados Privados na Europa e no Brasil" e "Procedimentos de Análise de Conformidade Ética em Pesquisa". Os expositores serão Albena Kuyumdzhieva, da diretoria geral para Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, e Daniel Vargas, coordenador do Comitê de Conformidade Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos da FGV. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 15 de agosto, via formulário. O endereço da FGV-SP é av. Nove de Julho, 2029, Térreo, São Paulo.

Mais informações pelo e-mail rpcap@fgv.br.