Corporate venture estará em pauta na 16ª Conferência Anpei de Inovação

24 de outubro de 2017

Cresce a busca de empresas por startups para criar novos negócios que impulsionem a inovação. Essa prática, conhecida como corporate venture será um dos temas em pauta na 16ª Conferência Anpei de Inovação, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais. O debate será mediado pelo Gerente de Inovação da Braskem e Diretor da Anpei, Rafael Navarro, e tem o objetivo de expor o funcionamento da prática de corporate venture, que cresce de forma exponencial por ser diferente dos modelos de capital de risco tradicionais, nos quais os investidores financiam o crescimento de novos negócios.

Neste modelo, além de capital, as empresas oferecem às startups profissionais, conhecimento de mercado, estrutura operacional e canais de distribuição. Nessa perspectiva, propor soluções para empresas de grande porte é um dos caminhos para os negócios nascentes. E é essa visão do empreendedor que será apresentada durante o Painel Inovação Baseada em Novos Negócios, que acontece no dia 31 de outubro das 14h às 15h no palco Meu Primeiro Negócio durante a 16ª Conferência Anpei em Belo Horizonte.

Para apresentar diferentes perspectivas desse tipo de inovação, o painel reunirá representantes de uma grande empresa, do empreendedorismo e de uma instituição do governo que fomenta a relação entre startups e grandes corporações, representada pela Gerente de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Elisa Carlos, que falará sobre o programa Startup-Indústria e a visão do governo na promoção dessa relação.

De acordo com pesquisa realizada pela ABDI, com 408 empresas da indústria de transformação, 21% delas já realizam negócios com startups; 45% ainda não sabem como proceder, mas estão se preparando para uma futura conexão com empresas novas; e 21% ainda não têm interesse.

Também participará dos debates o vice-presidente de Estratégia e Inovação do Grupo Algar, que contará sobre a experiência da empresa em inovar por meio de novos negócios, desde as iniciativas até os aprendizados.

A programação completa da 16ª Conferência Anpei de Inovação está disponível em http://www.anpei.org.br/conferencia2017/programacao/.

As inscrições devem ser feitas no endereço http://www.anpei.org.br/conferencia2017/inscricoes/.